9.11.09

ESCOVA PROGRESSIVA...MITOS E VERDADES

Se você, mesmo sabendo de todas as tendências a favor dos cabelos naturais, continua apostando nos fios ultralisos, essa matéria é para você!

Os cabelos cacheados e crespos estão em alta, porém os fios lisos ainda fazem a cabeça de muitas mulheres e junto com esse desejo, as famosas escovas progressivas. O problema é que, por falta de informação, muita gente acaba prejudicando a saúde na tentativa de conseguir deixas as madeixas lisinhas.

Não são poucos os casos nos quais a escova progressiva é colocada como vilã. De fato, muitas notícias circulam por aí mostrando mulheres que tiveram queda de cabelo, queimaduras no couro cabelo e até mesmo casos mais graves por conta da aplicação errada do tratamento. Afinal, a escova progressiva faz mal à saúde ou não?

A fim de acabar com todas as dúvidas sobre a técnica, conversamos com Filipo Saliba, gerente de desenvolvimento de produtos da Doux Clair, marca fabricante de cosméticos para cabelos, que desvendou sete mitos e verdades sobre a escova progressiva. Confira!

1) Escova progressiva só alisa se tiver formol

Mito. Hoje existem outros princípios ativos que substituem o formol, como os silicones, que evoluíram muito. Logo, conseguimos obter o mesmo resultado sem agredir o couro cabeludo ou arriscar a saúde. Vale lembrar que a comercialização do formol em salões de beleza é proibida pela Anvisa e o descumprimento desta medida é classificada como infração sanitária, a ser repreendida civil e penalmente.

2) Toda escova progressiva causa danos ao cabelo

Mito. A forma mais moderna de fazer o tratamento são as escovas com base de silicone, mas um cuidado deve ser mantido: é preciso fazer o teste alérgico antes de aplicar a técnica.

3) Cabelos coloridos não podem ser submetidos à escova progressiva

Mito. Todos os cabelos podem receber o tratamento, inclusive os descoloridos. O cuidado deve ser apenas para as reações químicas entre as colorações e o cloro, usado em piscinas, por exemplo. Pessoas que fazem natação precisam ter atenção redobrada antes de colorir ou descolorir.

4) A escova progressiva não é um procedimento saudável para o cabelo

Mito. Pelo contrário: a técnica pode esconder um dano que já existia antes da aplicação da escova. Hoje, a progressiva é muito usada para tratar e melhorar o aspecto de cabelos danificados, tanto no sentido estético quanto no sensorial.

5) Quem faz escova progressiva precisa hidratar sempre os fios

Verdade. Sempre existe a necessidade de fazer uma boa hidratação semanal nos cabelos, com ou sem escova progressiva. Os fios possuem uma camada hídrica que os mantém sedosos e com balanço, e ela precisa ser reposta com frequência.

6) O efeito da escova progressiva é sempre muito artificial

Depende. Há casos em que realmente o resultado fica visivelmente alisado, mas algumas escovas, como por exemplo, as a base de silicone, dão um aspecto super natural às madeixas.

7) Mulheres que têm cabelo virgem não devem fazer escova progressiva

Mito. Não há qualquer problema. Neste caso, se pode até recomendar que a mulher faça a escova definitiva, pois como os fios têm uma estrutura mais forte, pode acontecer de diminuir a durabilidade da progressiva.

Sem comentários: