9.11.09

CABELOS AFROS E SEUS CUIDADOS

Não adianta chorar!
Ficar bonita dá trabalho e ter cabelos macios e saudáveis, também!

O segredo de fios bem nutridos, jeitosos e fáceis de pentear é a hidratação.

Fundamental para embelezar todo tipo de madeixas, é indispensável para a cabeleira afro, que costuma ser mais espessa e ondulada e, conseqüentemente, mais ressecada ainda.

O motivo é simples: a ondulação das mechas dificulta a chegada até a extremidade do fio da oleosidade natural produzida pela glândula sebácea existente na base de cada haste. Essa condição pode piorar a ponto de provocar a quebra da fibra capilar, se perder parte dos 40% de água presentes na sua composição. Isso pode acontecer caso alguma agressão (uso de xampu inadequado ou procedimento químico mal feito, como tintura ou alisamento) abrir as cutículas (espécie de escamas que revestem o cabelo), cuja função é segurar a água dentro do fio.

“Só a hidratação é capaz de reverter essa situação, pois proporciona o fechamento das cutículas”, explica o dermatologista José Carlos Greco (SP), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

CREMES E MUITA ÁGUA

“Beber no mínimo dois litros de água por dia ajuda a reverter e evitar a desidratação dos cachos”, recomenda o tricologista e presidente da Sociedade Paulista para Estudos do Cabelo, Valcinir Bedin. Além disso, os cabeleireiros Wilson Eliodório, do salão paulistano We Angel (SP), e Fernando Fernandes (SP) afirmam que se deve fazer uma hidratação profunda, pelo menos uma vez por mês e manter os efeitos que ela proporciona hidratando em casa com cremes e máscaras.
Mas dependendo do estado do cabelo é preciso intensificar o tratamento. “Fios muito danificados por processos químicos (problema enfrentado por 95% das mulheres negras) pedem cuidado , no mínimo, quatro semanas. Produtos indicados para cada tipo de cabelo.

CARAPINHA E ZIGUEZAGUE

Apesar da textura pouco sedosa, o carapinha (black power) é o mais delicado, porque tem os fios muito finos. Por isso não suporta escova e costuma quebrar com facilidade quando exposto à química. O ideal é tratá-lo com hidratação mensal.

O QUE USAR

Produtos finalizadores à base de óleos minerais, como cápsulas doadoras de brilho, gotas de silicone e pomadas. Igualmente frágeis, os do tipo zigue zague se dão bem com os mesmos cosméticos indicados para o cabelo carapinha.

COMO APLICAR

Espalhe no cabelo úmido.

Sem comentários: